Financiamento de Imóveis, casas, apartamentos, casa própria, taxas e simulador de financiamento.

Financiamento Imóveis

Quem é casado e tem filhos sabe que é preciso receber um bom salário para dar o mínimo de conforto para a sua família. No entanto, apesar de todos os esforços, nem sempre se consegue atingir as metas desejadas. E são tantos os sonhos: casa própria, carro, viagens, compra de eletrodomésticos, faculdade, estudos no exterior, etc. Para quem não pode conquistar tudo com o esforço do seu trabalho acaba optando por adquirir um financiamento, já que atualmente há muitas facilidades de crédito, principalmente se a opção for por financiamentos realizados por instituições bancárias ou financeiras.

Tanto pessoas físicas como jurídicas podem recorrer ao financiamento. Vale lembrar que ao oferecer financiamento, a instituição tem o direito de cobrar juros sobre o valor financiado. Por isso é importante que, antes mesmo de buscar um financiamento, você faça uma simulação de financiamento e confira o valor das taxas, pois somente assim terá condições de fazer o planejamento adequado para pagar os seus compromissos. E escolher o financiamento imobiliário que se adéqua mais as suas necessidades.

Atualmente, devido a facilidade de crédito e da ascensão econômica de classes menos favorecidas no Brasil, ficou mais prático e rápido conseguir comprar um imóvel, por exemplo, já que ter uma casa própria é um dos principais sonhos de quem vive no país. Por isso, muitas famílias já optaram pelos financiamentos de imóveis.

Vale lembrar que pequenos empreendedores e pequenos produtores rurais também podem recorrer ao financiamento quando for necessário. No caso de os produtores rurais, o financiamento é mais requisitado para cobrir despesas do início de um novo ciclo produtivo. Ou, então, visando a expansão dos negócios. Os bancos e o governo são as entidades que oferecem condições de financiamento para os pequenos produtores rurais.

Dicas para fazer um financiamento de imóvel com segurança

É claro que muita gente já ouviu falar em financiamento, porém há pessoas que não sabem quais cuidados deve ter para que a transação seja feita de forma correta. E normalmente se pergunta: mas como fazer o financiamento de imóvel? Que cuidados é preciso se ter para se financiar imóvel com segurança e assim evitar que haja problemas durante todo o processo? Bom, a seguir vamos dar algumas dicas para que você solicite o financiamento de forma correta.

Verifique o seu rendimento

Antes de partir para o financiamento, faça as contas e veja quanto da sua renda você poderá gastar por mês para pagar as prestações do financiamento. Vale lembrar que não é recomendável comprometer mais de 30% da renda familiar para o financiamento. Se a sua renda não for suficiente, some o valor com a renda de sua mulher e de filhos, se estes já estiverem trabalhando.

Pesquise em bancos as melhores condições de financiamento

Se você é correntista de algum banco, vá até o gerente de sua conta e peça informações sobre o financiamento de imóveis. Confira as taxas de juros e faça uma simulação. Ela é importante para que você possa saber se terá condições de se comprometer a pagar as prestações até o final.

Faça pesquisas em outros bancos

Além de solicitar informações sobre financiamentos no banco onde tem conta, faça pesquisas e simulações em outros bancos. Desta forma você terá condições para decidir qual será o melhor financiamento. Além de ir à agência bancária, você também pode fazer simulações online nos sites dos principais bancos do Brasil.

Prazo de financiamento

Muitos bancos financiam o imóvel em até 30 anos, mas é preciso lembrar que quanto menor o prazo de financiamento, menor serão as taxas de juros. Por isso, quando for dar o valor da entrada do apartamento ou casa procure dar um valor bem alto, para que o financiamento seja o menor possível.

Uso do FGTS

É possível utilizar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para diminuir o valor do financiamento, reduzindo assim o saldo devedor, e consequentemente, as parcelas a serem pagas. Ou você pode utilizar os recursos do FGTS para quitar o imóvel.

Aquisição do apartamento/casa

Quando se encontra um imóvel que condiz com o que estamos procuramos, o entusiasmo é imediato, porém é preciso cautela. Faça uma vistoria detalhada no imóvel, seja ele novo ou usado. Verifique todas as instalações e, se possível, vá mais de uma vez ao imóvel e faça a vistoria tanto de dia quanto de noite. A vistoria é importante para que, ao tomar posse do imóvel, o comprador não encontre algumas surpresas desagradáveis como problemas com as instalações elétricas, vazamentos, mofo, rachaduras, entre outros.

Contas do imóvel

É muito importante que, ao comprar um imóvel novo ou usado, você verifique se não há qualquer dívida, como condomínio ou IPTU, pois o pagamento é de responsabilidade do vendedor até o momento da transferência do imóvel. Se você adquirir o imóvel e encontrar dívidas, a responsabilidade passa a ser do comprador. Confira também se o imóvel não está sendo disputado judicialmente.

Despesas extras

Além do financiamento, você terá de reservar um dinheiro para pagar algumas despesas como o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e o registro do imóvel no cartório.

Lembre-se que quanto mais informação você obtiver sobre o financiamento, mais chances você terá para fazer a melhor escolha para o seu caso.

Financiamentos de Imóveis

Este site tem por objetivo informar o público sobre modalidades e requisitos para proposta ou financiamento de imóveis. Não temos qualquer vínculo com qualquer instituição citada, nosso conteúdo foi retirado dos sites das próprias empresas e tem como finalidade facilitar o acesso do consumidor a informação que está disponivel a qualquer um na internet.